Conheça os serviços que a PGDF oferece aos Procuradores e servidores

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) é um órgão essencial para a administração pública na Capital Federal. Os Procuradores do Estado trabalham para defender a segurança jurídica dos brasilienses, garantindo recursos importantes para áreas fundamentais, como saúde, segurança e educação. Mas além das atribuições jurídicas, a PGDF se preocupa também com o bem-estar e qualidade de vida de todos os seus servidores, tanto na área profissional, quanto pessoal. No Informativo desta semana, vamos destacar os serviços oferecidos pela Procuradoria.

Apoio Psicológico

A saúde mental tem chamado atenção nos órgãos públicos. Com o objetivo de estar sempre próximo aos servidores e consequentemente, às suas ansiedades e dificuldades, a PGDF oferece apoio psicológico. A objetivo do trabalho é fazer com que o servidor possa resolver os problemas familiares e laboral.

“Os atendimentos são previamente agendados e após o primeiro contato, estabelecemos uma rotina, normalmente uma vez por semana. O atendimento também ocorre para orientações sobre gestão ou situações de conflito entre servidores tendo como benefício a compreensão sobre os sentimentos e comportamentos relacionados ao dia a dia, de forma consciente ou inconsciente, trazendo benefícios para o exercício das atividades dentro da PGDF”, explica a psicóloga especialista em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e servidora da PGDF, Ádalis de Fátima Bruno.

Os agendamentos podem ser feitos via WhatsApp pelo número (61) 99269-0952 ou pelo email adalis.silva@pg.df.gov.br. A psicóloga Ádalis fica lotada na DIGEP/GECAP, caso o servidor precise recorrer pessoalmente até o setor.

Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho da PGDF

Além do apoio psicológico, a PGDF conta com a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho que tem como objetivo promover a humanização do ambiente e das relações de trabalho, por meio de realização de palestras para os servidores, campanhas de vacinação e cuidados com a saúde mental e física.

“A Comissão promove ações que tragam qualidade de vida para os servidores e visa também o aumento da produtividade, diminuindo o absenteísmo e presenteísmo, que são relacionadas às doenças laborais. Crise de ansiedade e depressão são alguns destes diagnósticos que geram muitos atestados e que precisamos ter atenção. O nosso papel é tornar o ambiente de trabalho um lugar agradável, porque a qualidade de vida não é só a questão do servidor no ambiente de trabalho em si, porque a vida pessoal também pode afetar. Nós queremos integrar todos estes lados para que o paciente se sinta bem, trabalhando a questão psicológica, atividades cerebrais, atividades físicas, além do lado profissional”, como explica a presidente da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho da PGDF, Geórgia Coutinho.

Atualmente a Comissão trabalha na elaboração de uma Portaria para implementação de uma Política de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) na PGDF, bem como na elaboração de um programa de qualidade de vida para a órgão. O objetivo é a criação de uma base de sustentação e de diretrizes concretas para a execução de ações de qualidade de vida no trabalho, a serem desenvolvidas para os servidores ativos e inativos, colaboradores terceirizados e estagiários da PGDF. Serão realizadas ações que atendam aos seguintes eixos temáticos: Saúde e Bem-Estar, Profissional, Estrutura, Estima e Pessoal.

A CPQVT também está firmando parcerias com outros órgãos para a execução de programas que atendam aos servidores da PGDF, bem como com entidades privadas. Todos os servidores podem participar das reuniões da Comissão, que ocorrem às quintas-feiras, às 13h30. Todas as informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3325-3361 ou pelo e-mail: qvt@pg.df.gov.br.

Corregedoria

A Corregedoria é também um canal de apoio aos servidores. A Procuradora-Corregedora da PGDF, Ana Virgínia Christofoli, destaca a importância deste trabalho. “A Corregedoria tem como papel principal a atuação preventiva, por meio de inspeções ordinárias. Caso ocorra a identificação de falhas, é feito um aviso prévio ao chefe e em seguida, tomamos as medidas convencionais cabíveis”.

Com a atuação preventiva, a Corregedoria está disponível não apenas para o registro de queixas e aplicações de medidas corretivas. Mas, sim, como um lugar em que os servidores da instituição possam levar suas queixas, dificuldades com o trabalho, sendo acolhido e se antecipando ao acontecimento de alguma falha e assim encontrar uma solução para determinada demanda.

“Na qualidade de Corregedora, eu gostaria muito que os servidores tivessem essa visão preventiva e de acolhimento da Corregedoria, principalmente as próprias chefias que atuam diretamente com os Procuradores e Servidores que são subordinados a elas. Essas demandas chegando até nós com antecedência, nos proporciona a possibilidade de atuação que não seja a convencional”, ressalta Christofoli.

Biblioteca Jurídica Onofre Gontijo Mendes

A Procuradoria-Geral do DF conta também com um acervo repleto de obras especialmente da área jurídica. Na biblioteca, os Procuradores encontram títulos de Direito Público sobre a atuação da PGDF, além de diversas obras relacionadas a outras áreas como administração, orçamento e contabilidade. Literatura, obras de referência, normas da ABNT, acerto de Pareceres da Procuradoria e publicações oficiais, fazem parte do acervo.

“A Biblioteca desempenha relevante função, atuando na disseminação do conhecimento e atualização dos Procuradores, servidores e estudantes. Convidamos todos para fazer uma visita, inclusive pelos meios virtuais”, ressalta o Secretário-Geral da PGDF, Edson Celleghim.

A biblioteca é um apoio no desenvolvimento técnico e científico aos servidores, facilitando o acesso às publicações utilizadas na elaboração de peças processuais, pareceres, além do apoio ao estudo acadêmico. Ao todo são mais de 2 mil livros adquiridos por doações, construindo assim um ambiente que fortalece e incentiva a leitura. Outra grande vantagem é a quantidade de publicações digitais disponíveis na plataforma online.

As obras que não fazem parte do acervo da Procuradoria podem ser obtidas por meio de empréstimo entre as mais de 15 instituições conveniadas no DF, dentre elas a Biblioteca da UnB, do Senado Federal, Câmara dos Deputados, Ministério da Justiça, dentre outras. Os procuradores podem realizar o empréstimo de até dez obras do acervo e cinco de outras bibliotecas.

A biblioteca também elabora e disponibiliza a Revista Jurídica da Procuradoria, juntamente com outros setores da Casa, divulgando o periódico e a Procuradoria às bibliotecas de todas as esferas, tanto de Estado como também para as bibliotecas estrangeiras.

“Gerenciamos sistemas importantes que apóiam Procuradores e servidores no âmbito da doutrina, legislação e pareceres da Procuradoria. Trabalhamos no desenvolvimento de requisitos para aperfeiçoá-los e assim propiciar uma melhor experiência do usuário no uso das ferramentas de pesquisa”, explica a Analista Jurídica e Gerente da Biblioteca da PGDF, Cristiany Ferreira Borges.
O atendimento presencial ou virtual na biblioteca acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, de forma ininterrupta. O setor fica localizado na cobertura do Edifício Sede da PGDF. Os Procuradores podem entrar em contato também pela lista de telefones listada a baixo:

Gerência
Telefone: (61) 3025-9697
E-mail: biblioteca@pg.df.gov.br

Referência – Pesquisa de doutrina e Empréstimo
Telefone: (61) 3025-9678
E-mail: biblioteca.referencia@pg.df.gov.br

Periódicos 
Telefone: (61) 3025-9679
E-mail: biblioteca.periodico@pg.df.gov.br

Pareceres 
Telefone: (61) 3025-9654
E-mail: biblioteca.pareceres@pg.df.gov.br Legislação e SINJ-DF
Telefone: (61) 3025-9697 ou 9679
E-mail: biblioteca.legislacao@pg.df.gov.br

Desenvolvimento de Conteúdo e
Processamento Técnico
Telefone: (61) 3025-9679
E-mail: biblioteca@pg.df.gov.br


Revista Jurídica
Telefone: (61) 3025-9697
E-mail: revista@pg.df.gov.br

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