História

Fundada em 21 de abril de 1985, a Associação dos Procuradores do Distrito Federal (APDF) é uma entidade sem fins lucrativos com sede no Plano Piloto, em Brasília/DF.

Constituída poucos anos após a Procuradoria-Geral do Distrito Federal ganhar sua primeira sede (em 1979), a APDF nasceu para robustecer os laços fraternais entre os Procuradores e, também, para fortalecer o papel institucional de sua atuação, que é desenvolvida nos mais diversos órgãos da administração direta e indireta do Distrito Federal.

Desde sua fundação a APDF já foi presidida pelos procuradores Gilberto Teixeira Alves, Newton Lana Sette Torres, João Resende Filho, Luiz Eduardo Sá Roriz, Marcelo Lavocat Galvão, Marcelo Augusto Castelo Branco, Marcos Vinicius Witczak, Maria Wilma de Azevedo Silva Mansur, Gustavo Assis de Oliveira, Daniel Augusto Almeida, Helder de Araújo Barros, Carlos Augusto Valenza Diniz e Renato Guanabara Leal de Araújo.

Já o Sindicato dos Procuradores do DF (SindProc-DF) foi fundado em 09 de junho de 1989, para exercer a representatividade ampla da categoria, como fixado na Constituição da República.

A entidade, que também não ostenta finalidade lucrativa e se ocupa precipuamente da defesa dos direitos e prerrogativas da categoria, teve como seu primeiro presidente o Procurador Luiz Eduardo Sá Roriz e desde então já foi presidida pelos procuradores Leda Soares Janot, Luiz Carlos Marinho de Barros, Daniel Amorelli, José Cardoso Dutra Júnior, Rogério Andrade Cavalcanti, Renato de Oliveira Alves, Ney Natal de Andrade Coelho, Edvaldo Nilo de Almeida e Carlos Augusto Valenza Diniz.

No ano de 2019, durante as gestões dos Presidentes Renato Guanabara Leal de Araújo e Carlos Augusto Valenza Diniz, a APDF e o SindProc finalmente concretizaram uma antiga reivindicação dos Procuradores, unificando as respectivas diretorias.

A mudança agregou ainda mais força à representatividade da categoria frente às lutas salariais e assistenciais, que objetivam melhores condições para o exercício da profissão.