Nova diretoria da APDF/SindProc-DF toma posse em prestigiada cerimônia

Os novos integrantes da diretoria conjunta da APDF/SindProc-DF tomaram posse na noite de quinta-feira (07/10), em concorrido jantar na Varanda do Unique Palace, Setor de Clubes Sul. Assumiram a partir desta data o comando das entidades os Procuradores João Pedro Avelar Pires (Presidente), Marcio Wanderley de Azevedo (1° Vice-Presidente) e Maria Wilma de Azevedo Silva Mansur (2°Vice-Presidente). Também tomaram posse na ocasião os novos integrantes do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGE-DF).

Além dos Procuradores do DF, a cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades locais, como o Governador Ibaneis Rocha, a Procuradora-Geral do DF, Ludmila Lavocat Galvão, a deputada federal e Procuradora do DF aposentada, Bia Kicis, a Defensora Pública-Geral do DF, Maria José Silva Souza de Nápolis, o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF, Marcelo Portella, o presidente da Associação dos Magistrados do DF, Desembargador Sebastião Coelho da Silva, entre outros.

O Presidente Renato Guanabara Leal fez sua despedida do comando da ADPF/SINDPROC, destacando a grande honra, mas também responsabilidade, que foi assumir o cargo nos últimos dois anos.

“Hoje é um dia de muita alegria, de festa. Depois de dois anos, a maior parte do tempo nesta pandemia, em que não pudemos confraternizar, congregar, estamos hoje aqui nesta cerimônia. Quem sai não prepara discurso, fala com o coração. Primeiro eu queria agradecer a todos pelo apoio nos últimos dois anos. Eu sempre falo que a Procuradoria é minha segunda família. Estou na Procuradoria desde 1999 e tenho a honra de dizer que conheço todos os Procuradores. Sei o nome de todos, tenho o telefone de todos. Agora essa responsabilidade eu passo ao João porque foi uma honra, mas, ao mesmo tempo, há um certo desgaste familiar. Agradeço ao apoio de todos, peço desculpas pelas minhas falhas, e sempre estarei à disposição de todos os colegas”, discursou.


O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou que, pelo alto nível técnico do seu corpo, a PGDF esteve sempre ao seu lado nos momentos mais difíceis atravessados pelo governo na pandemia.

“O trabalho que a Procuradoria presta a população do Distrito federal deveria ser mais divulgado, deveria ser mais conhecido, deveria ser mais respeitado. O que vocês fazem por esta cidade é fora do comum. É a defesa do território, é a defesa das pessoas. Jamais conseguiríamos ter atravessado esta pandemia, com tantas coisas que aconteceram, se não fosse o trabalho da Procuradoria do Distrito Federal. Vocês fazem um trabalho que é digno de todas as homenagens”, ressaltou.

Sobre a noite especial, o governador do DF disse o quanto se sente entre amigos ao estar na posse dos novos diretores da APDF/SindProc-DF.

“Eu não posso negar a todos vocês que estar aqui nesta cerimônia para mim é muito importante e me passa um filme na cabeça de tudo o que eu já vivi. Quando fui convidado pelo João e pelo Renato para estar aqui presente na posse eu aceitei de plano, estar aqui nesse lugar. É um lugar que me sinto bem, me sinto com carinho”, disse.

Por fim, Ibaneis desejou sucesso à nova gestão das entidades. “Eu desejo ao João Pedro e toda a sua diretoria que façam um profícuo trabalho, que nos ajude sempre, e que a gente consiga levar adiante essa parceria com a Procuradoria do Distrito Federal”, finalizou.


A Procuradora-Geral do Distrito Federal, Ludmila Lavocat Galvão, agradeceu a dedicação e empenho dos que saíram do Conselho Superior da PGDF.

“A Procuradoria-Geral do Distrito Federal deve perseverar sempre na busca constante da preservação dos valores democráticos e da plena participação dos seus integrantes, que compõem um dos mais qualificados quadros de advogados públicos do Brasil”, afirmou em seu discurso.

João Pedro agradeceu a presença de todos e falou dos desafios à carreira e ao serviço público, embrando da importância do trabalho desempenhado pela PGDF (confira abaixo a entrevista exclusiva do presidente para o Informativo).

“A Procuradoria é órgão que encontra assento cativo no rol das entidades permanentes do Estado, incumbida da representação judicial e da consultoria jurídica da Administração Pública. Uma congregação de exímios juristas cuja dedicação à causa e à coisa pública construiu uma história de relevantes vitórias para o Distrito Federal e, consequentemente, para toda nossa sociedade. Fazemos muito e o fazemos bem!”, declarou.

Últimas Notícias