O presidente da Associação dos Procuradores do Distrito Federal e vários diretores da APDF participaram do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública que tem como foco central atuar em prol do aperfeiçoamento da advocacia pública brasileira. O evento aconteceu no último dia 25, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Procuradores do DF estavam em peso para prestigiar a solenidade.
O Presidente da APDF, João Pedro Avelar, destacou a relevância deste momento para a categoria. “Espero
que este dia seja mais um marco de evolução para a Advocacia Pública Nacional, que este momento simbólico consiga capitanear esforço e votos para as nossas pautas que são importantes e legítimas no Congresso Nacional”, afirmou.
Em seu discurso, o Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal
(Anape), Vicente Braga, destacou a importância da atuação da frente parlamentar. “Precisamos de uma advocacia pública forte para defender as políticas públicas e possibilitar que elas possam chegar àqueles que mais precisam”, ressaltou o presidente da ANAPE que reforçou ainda a necessidade de fortalecer as prerrogativas da carreira, especialmente por meio da PEC 82/2007.
A Frente Parlamentar é presidida pelo Deputado federal Lafayette de Andrade (Republicanos-MG). “A frente está aqui para defender a Advocacia Pública em todas as esferas e fortalecer as prerrogativas. Nosso dever é mostrar o benefício que a Advocacia Pública traz aos cofres públicos e nada mais
justo do que remunerar a carreira por isto”, afirmou.
A deputada federal, Bia Kicis (PL), Procuradora do Distrito Federal por 24 anos, é a coordenadora da frente parlamentar pelo Centro-Oeste. “A Advocacia Pública, em todas as esferas, é fundamental para o administrador que tem fé pública, que se ampara nos pareceres da advocacia consultiva e preventiva. Mais uma vez, se agiganta a função do Advogado Público e em especial, a Procuradoria do DF que
teve reconhecimento nacional por sua atuação eficiente e transparente. Nós vamos trabalhar pelo bem do nosso país”, destacou a parlamentar.
O Advogado-Geral da União substituto, Flávio Roman, o Vice-Presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Rafael Horn, e a Procuradora-Geral do DF, Ludmila Lavocat, compuseram o dispositivo de honra do lançamento.