Procurador Luiz Felipe da Mata Machado lança livro sobre o papel do concurso no recrutamento de agentes públicos

A Associação e o Sindicato dos Procuradores do Distrito Federal (APDF/SindProc) parabenizam o Procurador do DF Luiz Felipe da Mata Machado Silva pelo lançamento do livro “O Circuito dos Concursos”. O evento aconteceu nesta quinta-feira (14), no Restaurante e Bar Mercearia, localizado na Asa Sul.

Na obra, o Procurador busca reconstruir o processo de profissionalização dos concursos públicos após a Constituição de 1988, a fim de mostrar a novidade histórica e algumas das implicações da Carta Magna na seleção e formação dos futuros Juristas do Estado.

“Muito embora algumas das carreiras estratégicas do Estado realizem concursos públicos há mais de um século, a formação do que eu chamo de Circuito é muito recente na realidade do recrutamento dos agentes públicos. Foi somente após a universalização dos concursos, com a Constituição de 1988, mas também com o aumento exponencial do número de faculdades de Direito, a interiorização das carreiras, a formação de editorias especializadas, o desenvolvimento da internet etc que nos teremos a formação de uma espécie de “mercado nacional dos concursos”, explica.

A Diretora de Benefícios e Convênios da APDF do SindProc, Brigida Resende, prestigiou o evento. “Eu fico muito orgulhosa de ter colegas que constantemente estão publicando livros sobre os mais diversos assuntos. Isto não engrandece apenas a PGDF como Instituição, mas o nosso trabalho, onde sempre podemos usar as obras dos nossos colegas como referência na nossa atuação, na construção das políticas públicas. Eu me sinto muito honrada de poder prestigiar os nossos colegas e também muito feliz com a participação do Sindicato e da Associação que sempre dá suporte nesses lançamentos”, afirmou.

Mata Machado desenvolveu a obra durante o estágio pós-doutoral no programa de pós-graduação em sociologia da Unb.

“Pensar o recrutamento dos agentes públicos eu acho um tema central para todas as carreiras jurídicas. E a PGDF, sem dúvida nenhuma, está inserida nesse contexto. À medida que a carreira vai desenvolvendo concursos públicos, nós vamos fortalecendo a competência para fazê-lo e a melhor forma possível de recrutar Procuradores”, finalizou Luiz Felipe da Mata Machado.

Últimas Notícias

Novo Convênio

O prazo para enviar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024, referente ao ano-base 2023,

Leia mais »