O Subprocurador-Geral do Distrito Federal e Desembargador Eleitoral, Renato Guanabara Leal de Araújo, recebeu o título de cidadão honorário de Brasília em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quinta-feira (9). Familiares, amigos e autoridades prestigiaram o homenageado.
Com uma trajetória sólida e marcante no campo jurídico, Renato Leal atua como Procurador do Distrito Federal desde 1999. “Encerro meu discurso por aqui com a promessa de que, a partir desta data, buscarei ser um brasiliense que sempre trabalhará por nossa cidade, pela nossa sociedade, em todos os aspectos e onde eu estiver e puder contribuir”, declarou ao fim da cerimônia.
Para o Presidente do Sindicato e da Associação dos Procuradores do DF (APDF/SindProc), Bruno Teixeira, a homenagem é legítima, pois o Subprocurador-Geral do DF tem contribuído significativamente para o prestígio e o bom funcionamento da Procuradoria Geral do Distrito Federal. “Renato Leal é um Procurador do DF especial: Sub-Procurador Geral, ex-Presidente da Associação e do Sindicato e, agora, Desembargador Eleitoral. Homenagem justa e merecida para quem só enobrece a PGDF”, ressaltou.
O Diretor de Relações Governamentais da APDF e do SindProc, Carlos Augusto Valenza, foi um dos amigos convidados para fazer homenagem ao Subprocurador-Geral do DF. “Renato tem exatamente essa habilidade de pacificar e agregar as pessoas de diferentes pontos de vista, tem o dom de debater com respeito, sempre buscando soluções boas e inteligentes. Ele consegue enxergar uma solução onde muitos não veem, e tudo de forma leve e bem-humorada”, disse.
Paulo Leal de Araújo, advogado e irmão do homenageado, discursou em nome da família no plenário. “Eu conheço bem o coração do meu irmão e posso afirmar que seus traços mais marcantes são o amor e o prazer em ajudar os outros. Além de seu senso de justiça, a humildade em reconhecer seus erros e sua busca incessante pelo desenvolvimento pessoal, seja como pai, profissional ou cristão. Mas o que mais me orgulha é testemunhar sua jornada pessoal e profissional, especialmente sua atuação exemplar na Procuradoria Geral”, congratulou.
A homenagem é de autoria do presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB). Durante a cerimônia, o parlamentar cumprimentou Renato Leal pela dedicação ao serviço público. “Hoje é um dia que nos orgulha muito, a entrega do título de cidadão honorário ao nosso amigo desembargador Renato Guanabara Leal. A gente escolhe, de fato, aquelas personalidades que nos honram muito em ser cidadãos honorários de Brasília. A capital se alegra por saber da sua luta, da sua batalha, não só pelos procuradores, mas pelo povo de Brasília”, afirmou.
Na mesa de honra estiveram presentes também o corregedor do TRE-DF, o desembargador Sérgio Rocha; a ex-procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Eunice Pereira Carvalhido; o ex-presidente do TJDFT, o desembargador Cruz Macedo; o desembargador do TJDFT João Egmont; o presidente do União Brasil DF, Manoel Arruda; e o deputado Robério Negreiros.
Trajetória
Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Renato Leal é procurador do DF desde 1999. Ele fez parte da lista tríplice do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e foi designado para o posto de desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) em 2020, sendo reconfirmado no cargo em 2022.
Durante sua trajetória, ocupou, entre outras funções, o cargo de ouvidor regional eleitoral do DF, presidente da Associação dos Procuradores do Distrito Federal, líder do Sindicato dos Procuradores do Distrito Federal, membro do conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e secretário-geral do Instituto dos Advogados do Distrito Federal. Recebeu a Medalha do Mérito da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, a Medalha do Mérito Buriti e a Medalha do Mérito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal em reconhecimento por seu trabalho.