O Procurador do DF Rafael Santos de Barros e Silva foi agraciado com uma menção honrosa no 2º Prêmio FIBE – Fórum de Integração Brasil Europa, pelo destaque de sua tese de doutorado intitulada “Mecanismos de distinguishing no direito brasileiro: elementos para uma racionalização na aplicação e no afastamento dos precedentes judiciais”. A tese já havia conquistado o prêmio de melhor tese de doutorado do IDP em 2023.
O Prêmio FIBE celebra as melhores pesquisas acadêmicas sobre as conexões socioeconômicas, políticas e jurídicas entre o Brasil e a Europa, reconhecendo teses de doutorado e dissertações de mestrado de universidades renomadas. Na categoria doutorado em direito, apenas cinco trabalhos receberam premiações ou menções honrosas, evidenciando o alto nível da pesquisa.
A premiação ocorre em Lisboa, durante o evento “Impactos Econômicos e Sociais dos Litígios de Massa”, nos dias 28 e 29 de novembro. “Compartilho essa honraria com meu orientador, Professor Dr. Fábio Lima Quintas, com o IDP e com a PGDF, ressalto o valor da colaboração e do incentivo institucional no desenvolvimento da pesquisa”, afirmou o Procurador.